UBS Fluvial leva atendimentos em saúde para ribeirinhos de Nhamundá

Com equipes de Estratégia em Saúde da Família, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Vereador Sebastião Andrade Machado, iniciou neste domingo (16), sua primeira missão à zona rural. Na viagem estiveram presentes a Prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo, ao lado do vice-prefeito Neto Carvalho, que acompanharam de perto os serviços prestados.

A unidade fluvial vai atender ribeirinhos de 10 comunidades, levando todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o atendimento básico de consultas médicas, exames, farmácia, vacinação e atendimento odontológico. A equipe realiza ainda consultas de pré-natal, palestras com as comunidades e visitas domiciliares.

Embarcadas na primeira missão está uma equipe de 15 pessoas, entre médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem e laboratório, dentista e farmacêutico que compõem o corpo técnico da SEMSA. A Unidade Básica de Saúde Fluvial deverá atender a 1100 (mil e cem) pessoas que vivem em comunidades na margem do rio como: Corocoró, Bom Jardim, Anabú, Jacaré Santa Ana e Saúde, Capitão, Sapucaia Conceição e São Pedro, Castanhal, Boa Vista e Bom Fim, que estão fora da área de abrangência de atendimento da zona urbana.

‘Estamos com três equipes na comunidade do Corocoró, de Saúde, Assistência Social e Defesa Civil, levando ajuda humanitária a esses ribeirinhos, que apesar do sofrimento a gente percebe a alegria e a receptividade conosco. O nosso objetivo é trazer a melhor qualidade de vida a essa população. Gostaria de dizer que continuamos juntos, firmes, trabalhando arduamente pra levar a todas as famílias tanto da cidade quanto da zona rural, uma melhor qualidade de vida’, destacou a Prefeita Marina Pandolfo.

De acordo com a subsecretaria de Saúde do município, Alcineia Fontes, os atendimentos de atenção básica são a prioridade na viagem. ‘Asseguramos a execução das ações de Atenção Básica e garantimos o atendimento a todas as comunidades assistidas, incluindo as mais distantes da UBS de referência, desenvolvendo um conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico do tratamento ao paciente.

Para a agricultora local, Iraci Araújo Santarém, foi uma alegria receber a Prefeita e os atendimentos disponibilizados pela UBS Fluvial, Assistência e Defesa Civil. ‘Durante esses anos todos, é a primeira vez que um prefeito vem junto as outras equipes acompanhar de perto o trabalho’, finaliza a ribeirinha.

Assessoria de comunicação PMN