Governo Federal vai iniciar revisão de dados do Cadastro Único

A partir de março deste ano, o governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dará início ao processo de revisão cadastral de mais de 5 milhões de beneficiários inseridos no Cadastro Único que afirmam ser unipessoal. A medida foi anunciada como parte de uma estratégia de reestruturação e qualificação dos critérios para a inscrição no CadÚnico e o acesso aos programas ofertados.

De acordo com o chefe de Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Francisco Cruz, as mais de 455 mil famílias manauaras que estão no Cadastro Único não precisam se preocupar com o processo, muito menos se apressar para comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), uma vez que toda a revisão será realizada de forma gradativa e convocando apenas o público necessário por meio de mensagens SMS ou pelo aplicativo Caixa Tem.

“Sendo assim, as famílias que estão com o cadastro atualizado, dentro da janela de dois anos de atualização, e com a documentação em dia não precisam se preocupar com absolutamente nada, enquanto os beneficiários a serem revisados precisam apenas esperar a convocação”, explicou.

Além dos 5 milhões de cadastros unipessoais, o MDS averiguará ainda 2,5 milhões de cadastros com indícios de irregularidades de renda e que possivelmente não atendem aos critérios para o recebimento do Bolsa Família, um dos programas ofertados pelo Cadastro Único. O “pente-fino”, segundo Francisco, é uma forma de garantir assistência a quem realmente precisa.

“Com tantos cadastros irregulares, o orçamento acabou ficando ‘inchado’, o que tornou ainda mais difícil destinar o benefício adicional de R$ 150 por criança, por exemplo. O processo de revisão vem justamente para enxugar o sistema e garantir os benefícios às famílias que realmente se encaixam nos critérios estabelecidos”, concluiu.

Cadastro Único

O Cadastro Único é uma ferramenta do governo federal https://amazonasminhapaixao.com.br/wp-content/uploads/2023/08/53109365306_faf6008653_c-1.jpgistrada dentro do Sistema Único de Assistência Social e que garante o acesso de famílias de baixa renda a diversos programas sociais, entre eles o Bolsa Família.

Em Manaus, a inserção no CadÚnico pode ser realizada em qualquer um dos 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos socioassistenciais https://amazonasminhapaixao.com.br/wp-content/uploads/2023/08/53109365306_faf6008653_c-1.jpgistrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), sendo necessário o agendamento prévio para o atendimento.

Para o agendamento, os usuários devem comparecer a unidade Cras responsável por sua área de abrangência. A lista de equipamentos contendo endereços e bairros atendidos pode ser conferida em https://semasc.manaus.am.gov.br/cras/contato-e-areas-de-abrangencia-dos-cras/.

Usuários dos Cras dos bairros Alfredo Nascimento, Betânia, Crespo e Colônia Antônio Aleixo têm ainda a opção de realizar o agendamento virtualmente, acessando o endereço https://agendasemasc.manaus.am.gov.br/.

Clima Agora

Não deixe de ler